Eskişehir, a cidade velha, mas uma cidade universitária moderna.

A Cidade Velha de Eskişehir.

Caminhamos de volta para o centro da cidade, mas desta vez para outro bairro que está bem preservado. No caminho, tentamos entrar no Cumhuriyet Tarihi Müzesi, mas infelizmente estava fechado às segundas-feiras (como diriam os turcos: maalesef).

Quando chegamos, entendemos que é chamado de “Cidade Velha”. Devo dizer que está muito bem preservado. A praça é preservada como ‘antiga' e aberta apenas para pedestres. Ocasionalmente, alguns veículos cruzam a praça, como uma motocicleta, mas fora isso, respira-se um ar de vida e descanso de ponta a ponta.

Todas as casas são mantidas históricas e você realmente sente que está em outro século. Por exemplo, você vê o Café Osmanlı ou Café Otomano onde Nargile ou o cachimbo árabe é oferecido. Também é comum ver gatos dormindo nas cadeiras do restaurante.

Subindo a colina de Eskişehir.

Sempre tive a opinião de que, quando o alimento é oferecido no menu, uma imagem da refeição é muito útil porque sugere como sua refeição será apresentada a você. Essa tática, é claro, ajuda seus clientes a decidirem qual refeição gostariam, pois eles já sentiam o cheiro. Infelizmente, isso também poderia ser mal utilizado ou exagerado e tirar o prestígio do restaurante.

Subimos mais tarde para esta rua da praça para encontrar muitas lojas abertas com todos os tipos de souvenirs, mesmo que essas ruas estivessem de alguma forma vazias. O principal motivo foi a data da nossa visita: era segunda-feira e era inverno.

Camii e o museu.

Em Kurşunlu Camii & Külliyesi, visitamos a mesquita e mais artesanato e artes vendidos no pátio. Era muito tranquilo e coberto de gelo em algumas partes do jardim. Fiquei realmente encantado com os desenhos da mesquita e como eles se encaixam tão bem no arco da própria estrutura.

Saeli encontrou uma ilustração de um centro cultural chamado Beylerbeyi Konağı, pendurado na parede de uma casa fora da mesquita. Aqui, vimos e comparamos as semelhanças linguísticas entre outras línguas turcas existentes: turco, turcomano, azerbaijão e muitas outras.

Kültür Merkezi in Eskişehir
Similarities among turk languages.

After seeing a small mosque called Orta Işık Camii, we headed upwards again but we understood that there wasn't anything left to see or no distance left to run (which reminds me to the sad song from Blur). Some of the houses were already in bad condition so we didn't really found anything there. Then, we headed back to take a bus (line 11) into our next destination.

Depois de ver uma pequena mesquita chamada Orta Işık Camii, subimos novamente, mas entendemos que não havia mais nada para ver ou nenhuma distância para correr (o que me lembra a música triste do Blur). Algumas das casas já estavam em más condições, então não encontramos nada lá. Em seguida, voltamos para pegar um ônibus (linha 11) até nosso próximo destino.

Que seja fácil para você!

Escute bem: quando entramos no ônibus, explicamos ao motorista do ônibus que queríamos pagar em dinheiro em vez do cartão normal. (Tudo isso foi feito em turco … então foi a Saeli quem falou com o motorista; ainda estou aprendendo :)). Mas o ônibus disse que, bem, não podemos fazer isso. E mesmo que mostrássemos que temos o dinheiro, ele não quis aceitar.

Em vez disso, ele disse que não haveria problema em ficarmos sentados ali, ele nos “convidaria” para a viagem. E ele fez; nós sentamos lá curtindo o passeio grátis. Saeli e eu ficamos muito gratos a esse tipo de pessoa. Quando saímos, tudo o que podíamos dizer foi Kolay gelsin, o que significa que “que seja fácil para você”.